

São Domingos, Santiago do Cacém
O ALENTEJO em 1º!!! Imagens que marcam a Paisagem, que fazem parte da nossa vida...da nossa história. Todas as fotos (de um amador ) incluidas são de autor e estão protegidas por lei.
Ermida de Nossa Senhora do Castelo, Aljustrel
Ermida de Nossa Senhora do Castelo, Aljustrel
Basilica Real, Castro Verde
Santiago do Cacém
Melides, Grândola
No dicionário: fotografia
do Gr. phôs, photós, luz + graph, r. de graphein, desenhar s. f., arte de fixar numa chapa sensível, por meio da luz, a imagem dos objectos; fig., cópia fiel; retrato.
Mas afinal, em resumo o que é o PÔR DO SOL?
Desaparecimento diário do Sol no oeste do horizonte devido ao movimento de rotação da Terra. Nos Estados Unidos, é considerado como aquele momento em que a extremidade superior do Sol desaparece no horizonte no nível do mar. Na Inglaterra, refere-se ao momento em que o centro do disco do sol desaparece. O pôr do sol é feito de acordo com o nível médio da água do mar.
Até à próxima....


Para fechar em Beleza, aqui estão mais duas fotos de uma vila bem simpática: Aljustrel, distrito de Beja, Baixo Alentejo. É muito bonita a vila e todo o concelho. Terra de minas, gente que veste o fato de trabalho, arregaça as mangas e vai à luta a dezena de metros debaixo do chão. Mas também gente do campo, habituados a trabalhar do nascer ao pôr do sol. As fotos mostram uma vila sede do concelho nos tons de primavera. Bem bonito.
"Regalem" os Olhos e ... até à próxima.
Aljustrel: Quem desejar mais informações consulte: www.mun-aljustrel.pt
A outra representa o extenso areal da Praia do Norte, Sines. São km`s e km`s de areia sem parar. Lá ao fundo dá para ver a LINDA Serra da Arrábida, Setúbal. Apesar desta não ser uma praia tipica de "banhos", o Oceano Atlantico aqui transmite uma sensação de liberdade selvática.
Uma maravilha.
Até à próxima...
Moinhos há muitos... fazem parte da nossa paisagem, mas infelizmente estão a desaparecer, lentamente.
Encontramo-los em praticamente todos os concelhos alentejanos. Em muitos casos já só podemos ver ruinas daquilo que um dia fora um instrumento de trabalho, uma ajuda para moer o trigo e chegar à farinha que por sua vez resultaria por exemplo em pão.
Este moinho está em pleno funcionamento na localidade de Conceição, concelho de Ourique. Podemos também ver o rosto do "Moleiro", marcado por um fio de pó branco resultado do seu trabalho, dificil mas gratificante. Hoje em dia o Homem ocupa-se desta actividade tradicional apenas pelo prazer, visto que financeiramente não compensa no balanço entre o trabalho e a receita que dai provem.
Para quem realmente gosta de ver os Moinhos a trabalhar o minimo que podemos dizer é que são LINDOS....
Um abraço ao Moleiro que contou-me a história do Moinho da Conceição e a sua própria história de vida, dura a trabalhar de sol a sol.
Nos próximos "posts" vamos voltar ao tema.
Sou uma pessoa que adora o Alentejo, as suas gentes, as paisagens, os cheiros, os ruidos, o som dos pássaros, o vento a bolir numa tarde de calor abrassador...enfim.
Sou também um fotografo, amador, aliás, mesmo muito amador.
Este "Filho da Terra" vai-lhes mostrar um pouco das nossas vivencias. O que por aqui se faz e o que por aqui se pode ver. Venham daí e se quiserem, ajudem enviando sugestões. Critiquem mas de forma construtiva.
Entretanto apresento aqui as primeiras fotos: Vila Nova de Milfontes, Litoral Alentejano, Costa Vicentina. Concelho de Odemira, Distrito de Beja...Um paraíso não só para férias. Um local de referencia para quem adora descansar e ao mesmo tempo disfrutar de uma série de momentos culturais. Animação nocturna também existe e as propostas são mais que muitas. Experimente. Se já conhece, então é um sortudo.