Em noite de festa a paisagem muda

Em noite de festa a paisagem muda
Mas a essência continua

quarta-feira, outubro 26, 2005

Alentejo... Região de Vivências Únicas

A agricultura passa por umas das temporadas mais complicadas de sempre. Dizem os Homens e as Mulheres do campo que este ano as colheitas, a produção em geral poderá ter caido cerca de 50%. A falta de água é o grande problema, mas também acho que muitos produtores estão muito dependentes dos "subsidios" de Bruxelas...o que é pena. Curvo-me perante as excepções, que felizmente também as "A".
Na foto de cima podemos olhar o campo debulhado (algures no concelho de Ourique), a palha já agregada em fardos cilindricos. Também em produção de palha este ano os agricultores tiveram problemas. Melhores tempos virão.
Aviários hà muitos por aqui. Galos e Galinhas não faltam nestas terras e são imensos os Galos no Poleiros...bem mas isso são contas de outro rosário. Voltando aos animais: O ano passado tivemos os nitroforanos (até o nome assusta), este ano aí está outra má moda; a gripe das aves. São só dores de cabeça para o Zé Povinho. Quem diria que este bichanos podem transmitir uma doença mortal??? E esta Heinnn!!!!!

Para fechar em Beleza, aqui estão mais duas fotos de uma vila bem simpática: Aljustrel, distrito de Beja, Baixo Alentejo. É muito bonita a vila e todo o concelho. Terra de minas, gente que veste o fato de trabalho, arregaça as mangas e vai à luta a dezena de metros debaixo do chão. Mas também gente do campo, habituados a trabalhar do nascer ao pôr do sol. As fotos mostram uma vila sede do concelho nos tons de primavera. Bem bonito.

"Regalem" os Olhos e ... até à próxima.

Aljustrel: Quem desejar mais informações consulte: www.mun-aljustrel.pt